

projeto demeter brasil
Projeto Demeter Brasil
Comercialização de produtos Demeter no varejo em gôndolas.
Uma oportunidade única para consolidar as vendas de produtos Demeter no Brasil

Historicamente a marca Demeter surgiu em meados da década de 1950 como pioneira na comercialização de produtos que se diferenciavam por suas qualidades que a diferenciavam dos produtos disponíveis normalmente à época. Eram produzidas no método biodinâmico inicado após as conferencias de Rudolf Steiner em Koberwitz em 1924, com praticas exclusivas e derivadas de uma cosmo visão Antroposófica. Esta marca consolidou-se como Co-marca e mais tarde como selo em mais de 50 países vindo a ser a primeira imagem para produtos alimentícios certificados na história.
As normas na época eram bem simples e tomavam no máximo 2 páginas e tratavam de principios de adubação e do metodo segundo Rudolf Steiner.
Com a vinda dos anos 80-90-2000 a marca Demeter foi literalmente ‘atropelada’ pelo movimento de produtos orgânicos que criou varios selos de certificação em um método mais natural de produção diferenciada sem incorporar os conceitos da biodinâmica e da Antroposofia.
Mais recentemente observamos um crescimento porém lento e longe dos impressionantes índices de crescimento da produção orgânica.
Com o tempo os produtores que optaram pela biodinâmica tornaram-se conscientes da qualidade possivel de ser atingida com os alimentos biodinâmicos porém, torna-se cada vez mais difícil vender os mesmos no Brasil com o selo Demeter uma vez que a sua diferenciação e qualidade dificilmente são percebidos pelo consumidor a partir de observação visual somente na prateleira.
Percebemos que o consumidor está distante do dialogo com o produtor. Percebemos que ele anseia por um alimento integral, holístico, produzido com qualidade mas que o seu acesso está restrito às informações disponiveis nas lojas, que são muito poucas, ou na internet, onde dificilmente ele consegue fazer a ponte com o que ele está vendo nas pratileiras.
Como estratégia de comercialização, podemos supor que a presença no mercado sendo em grupo e com utilização de imagens e informações escritas comuns e faceis de acessar a curiosidade e participação do cliente será maior.
É também de se imaginar que se estas informações forem complementadas com degustação, take one (pequenos folders informativos) e links para maiores informações estaremos trabalhando no imaginário do consumidor ajudando a ficar o conceito Demeter.
Tratam-se de estratégias bem normais mas que fazem a diferença. Porém nunca foi feito com produtos Demeter. Alías nunca se fez quase nada com relação a iniciativas de promoção e divulgação de produtos Demeter.
Como viabilizar tudo isso?
Em seus trabalhos e escritas sobre a questão social, Rudolf Steiner indicou que seria necessário unir-se os setores afins para sugerir soluções a problemas comuns. Muito bem, o problema comum aqui pode ser resumido em ‘baixas vendas’ ou ‘baixa consciencia por parte do consumidor sobre produtos Demeter’ ou ainda ‘pouca resposta do consumidor à oferta de produtos Demeter’ ou ainda, tocando no calo do movimento biodinâmco ‘incapacidade de vender’ ou ainda ‘ falta de estratégia nas vendas’ ou finalmente, os produtos Demeter não aparecem e o cliente não vê e não desperta interesse.
Para tanto, após consultar alguns especialistas e produtores que já estão ativos no mercado chega-se a esta proposta que gostariamos de informar e dividir com voces e que faz parte agora do sistema de vendas de produtos Demeter apoiado pelo IBD Certificações (IBD) e pela Assoociação Brasielira de Agricultura Biodinâmica (ABD).
Vamos à proposta!
VENDER EM GRUPO.
A melhor forma de aparecer no mercado será em grupo. Para isto o formato será também importante. Para tanto iniciaremos com uma ‘gôndola’ comum de produtos Demeter.
A gôndola será personalizada ou seja, terá:
-
um layout e característica individualizado,
-
chamará atenção e
-
terá informações de comunicação de
-
contatos,
-
impressos e
-
‘slashes’ (informações curtas) escritas.
-
Haverá se viável e se o grupo assim desejar uma televisão conectada á internet com filmes dos produtores participantes.
-
O custo do projeto das gondolas será dividido entre os participantes da mesma. Quando mudarem os participantes, o rateio muda também.
Cada local terá sua gôndola exclusiva. Importante entender que cada loja tem um estilo e a gondola DEMETER deve ser diferente mas tem que seguir o estilo da loja.
Poderão haver quantas gôndolas quisermos e colocadas onde quisermos sobre isso leia mais abaixo em:
Administração das Gôndolas.
Os produtos devem ser estocáveis e fáceis de transportar para a primeira edição. Outras gôndolas para produtos perecíveis ainda serão propostas.
Poderão haver gondolas pequenas ou maiores. Poderão inclusive haver gondolas virtuais. O sistema gondola ajuda na administração das vendas como descrito abaixo.

Administração das gôndolas
A estratégia de gestão é uma oportunidade única. Será composta por:
-
Um Representante ou loja de varejo ou distribuidor:
A gôndola poderá ser gerida por uma pessoa da loja a recebe-la ou fora do local de venda que funcionará como um que se encarregará de:
-
Coordenar as entregas dos produtos.
-
Controlar o estoque. O local de estoque deverá ser de responsabilidade do representante e seguirá as normas de estocagem de produtos do Projeto DEMETER Brasil.
-
Controlar a gôndola e sua organização, limpeza.
-
Comunicar com os fornecedores participantes.
-
Promoção de vendas no ponto com degustação e fornecimento de informações com rateio entre os fornecedores da gôndola. A propria loja poderá colocar um promotor independente desde que bem treinado.
-
A distribuição regional
-
Será exclusiva
-
Será por bairro ou região
-
Haverá um contrato outorgando este direito ao representante intransferível
-
Haverá uma taxa anual de R$ 1500/ano para poder se tornar um distribuidor ou loja credenciada
-
Haverá um treinamento para o mesmo
-
-
A participação nas gôndolas será de exclusiva participação de produtores Demeter, certificados, com rotulagem padronizada e aprovada de acordo com as regras de rotulagem Demeter e em dia com a certificação.
-
Serão aceitos tanto produtores da ABD como IBD e de grupos futuros que tenham contrato de cessão de uso de marca com a ABT (Associação Beneficente Tobias- o dono da marca).
-
Gestão dos locais de venda
-
As lojas e locais de venda serão escolhidas seguindo-se os seguintes critérios:
-
Localização em área, bairro distante da loja já existente. Este critério variará conforme cidade, bairro, numero de visitantes por loja.
-
O pessoal do local será treinado.
-
-
A loja poderá estocar os produtos sob coordenação do representante apontado.
-
Não poderá em hipótese nenhuma a gôndola ficar desatendida, sem produtos e informações.
-
As lojas farão um contrato licença de venda de produtos Demeter e pagarão uma taxa de R$ 1500/ano.
-
Haverá o pagamento de 2% sobre o valor bruto das vendas.
-
Vantagens do projeto
Trata-se de um projeto inédito no mundo. Será de fundamental importância para alavancar as vendas e percepção pelos consumidores. Só dará certo se todos colaborarem.
Exemplos de gondolas possíveis:



As gôndolas poderão ter estilos variados conforme o layout e estilo da própria loja.